" Não Farás para ti imagem alguma..." ( Ex 20, 4 )

ACUSAÇÃO:
Ex 20,4: "Não farás para ti escultura, nem figura alguma do que está em cima, nos céus, ou embaixo, sobre a terra, ou nas águas, debaixo da terra."



RESPOSTA:
                 LEIA O MANDAMENTO POR COMPLETO
        Ex 20,3”Não terás outros DEUSES diante de mim


                       Se refere a deuses(ídolos-pesel-
                      “פֶסֶל֙ )
 

Quando Deus proíbe imagens no Antigo Testamento, Ele está falando de IMAGENS DOS "DEUSES PAGÃOS". Imagens de ídolos, portanto.
Deus manda fazer imagens:
- Ex 25,18: "Farás dois querubins de ouro; e os farás de ouro batido...";
- Ex 26,1: "Farás o tabernáculo ... sobre as quais alguns querubins";
- Nm 21,8: "Faze para ti uma serpente ardente e mete-a sobre um poste".
   O TEMPLO DE SALOMÃO ERA CHEIO DE IMAGENS! 

                            (1Reis 6,23-35 e 7,29)
Como Deus pode proibir imagens, se ELE MESMO MANDA
                                         FAZER ?

Um comentário:

  1. 1... os querubins, feitos por ordem de Deus, não foram objetos de adoração. Representavam criaturas que servem a Deus, sempre próximos ao trono do Senhor. O propiciatório, que ficava em cima da arca da aliança, representava o trono de Deus. Os querubins serviam para lembrar o sumo sacerdote, quando entrava no Santo dos Santos, que esta sala do tabernáculo representava a presença de Deus. Mas jamais adoraria os próprios querubins.

    Desta maneira, podemos fazer uma distinção importante hoje. Um desenho ou imagem de uma pessoa, até talvez a representação de um apóstolo, profeta ou outra personagem bíblica, pode servir para nos lembrar da mensagem da Bíblia e do procedimento daquele servo, e assim reforça a santidade de Deus. Este uso de representações gráficas não fere os princípios bíblicos. Por outro lado, a veneração de imagens, usando estas representações como objetos de culto ou de honra espiritual, é desobediência aos princípios revelados pelo Senhor. Deus nunca autorizou a veneração de santos, apóstolos, anjos ou imagens representando quaisquer criaturas celestiais ou terrestres.

    No Novo Testamento, Paulo disse: “Portanto, meus amados, fugi da idolatria” (1 Coríntios 10:14). 2 ... quanto a Neemias 21 Em 2 Reis 18:4
    Ele ( Ezequias )fez o que era reto aos olhos do Senhor, conforme tudo o que fizera Davi, seu pai.

    Tirou os altos, quebrou as colunas, e deitou abaixo a Asera; e despedaçou a serpente de bronze que Moisés fizera (porquanto até aquele dia os filhos de Israel lhe queimavam incenso), e chamou-lhe Neüstã.

    Como vemos a Serpente de Bronze, prefigura de Jesus foi construida por Moises por ORDEM de Deus para curar os mordidos pelas serpentes que Deus enviara aos murmuradores.Como os Hebreus passaram a idolatrar a Sepente e a chamá-la de Neustã,Ezequias,fazendo o que era reto aos olhos do Senhor destruiu a Serpente.quanta ignorancia ; vamos ver como o dicionario etimologico james strong "o melhor dicionario das linguas originais ; dito ate pelos melhores teologos catolicos" traduz "pesel " = carved graven image
    From pacal; an idol -- carved (graven) image. ass : james strong traduzindo = imagem de escultura entalhada
    De pacal; um ídolo - imagem esculpida (escultura).

    ResponderExcluir